-
Arquitetos: ADEPT
- Área: 3000 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Wilhelm Rejnus & Linus Flodin, Kaare Viemose
-
Fabricantes: Flux Lighting
Descrição enviada pela equipe de projeto. A biblioteca e mediateca Dalarna está organizada como um "espiral de conhecimento" identificando uma nova cultura de bibliotecas, que põe em cena uma ampla gama de experiências e inspiração. O terreno natural da paisagem ao redor do projeto continua com uma rampa que ascende em espiral pelo átrio central da biblioteca, o coração, onde toda a busca de informação e orientação tem lugar.
A espiral do conhecimento cria diversos ambientes de estudo, o que permite aos estudantes se situarem no átrio da biblioteca ou se retirar para áreas mais tranquilas, locadas ao longo da fachada. A variabilidade nos níveis de som e a diferenciação das atividades gera uma biblioteca versátil e cheia de possibilidades para experimentar. O edifício tem seu próprio caráter espacial que reúne as funções da biblioteca e multimídia em sinergia com o complexo universitário existente.
A fachada característica de lâminas horizontais refletoras frente ao revestimento de madeira, foi desenvolvida em colaboração com o artista dinamarquês Jeppe Hein. Ao invés de criar uma peça isolada de obra de arte, Jeppe Hein e Adept desenvolveram o projeto da fachada numa exposição refinada e detalhada com uma imaterialidade que reflete o entorno e os transeuntes em reflexos entrecortados. As venezianas são feitas de aço inoxidável polido, enquanto seu fundo de madeira é em lariço.
A nova biblioteca é o principal atrativo e novo acesso ao chegar na universidade. Para enfatizar isto, os espaços circundantes foram transformados de um grande estacionamento numa praça urbana integral, que distribui os fluxos dos usuários e visitantes em paralelo, otimizando os espaços públicos ao redor do edifício, definindo áreas de atividade e áreas recreativas mais íntimas. As funções da biblioteca são projetadas para a nova praça destacando a nova entrada principal com vida renovada e atividades. A Biblioteca e Mediateca Dalarna será um centro atrativo para a comunidade de Falun atuando como um gerador de motivação tanto para os cidadãos, como para as empresas locais.
"A biblioteca foi realmente convertida num ambiente de estudo e lugar de encontro como esperávamos. Os estudantes se apropriaram imediatamente dela e utilizam os espaços grupais e o resto das opções de setores de estudo intensivamente. Muitas vezes todas as salas de estudo em grupo estão totalmente reservadas. A biblioteca se converteu inclusive num lugar popular para se reunir e, desde já, há diversas atividades previstas para ocorrerem no átrio central", comenta Margareta Malmgren, diretora da biblioteca.
A Biblioteca e Mediateca de Dalarna foi desenhada e planejada por Adept (Dinamarca) baseada na proposta que venceu o concurso desenvolvido em colaboração com Sou Fujimoto Architects (Japão), Rambøll Engineers (Dinamarca) e Topotek1 Landscape (Alemanha). A fachada foi desenhada junto com o artista dinamarquês Jeppe Hein.